Pesquisas

1) Projeto BAGATELAS: projeto de pesquisa e montagem teatral a partir do texto de dramaturga norteamericana Susan Glaspell.

O presente projeto tem como objetivo estudar, pesquisar e criar um espetáculo teatral, documentando o processo de pesquisa e criação. Pesquisa, criação e documentação do processo são procedimentos que qualificam a pesquisa artística vinculada numa universidade.

 

A peça “Bagatelas”, de Susan Glaspell, proposto pela profa. Rose Gonçalves, é um texto de 1916 e marca o surgimento do movimento do teatro moderno nos EUA. A trama da peça gira em torno da tentativa de desvendamento do mistério que cerca as circunstancias de um assassinato.

Franquinho, aqui na pagina principal do ícone PESQUISA, poderiam estar resumidos os dois projetos, com um link para outra página, onde haveria dados mais completos sobre o projeto de pesquisa, certo? Eu chamo isso de “submenu"???

2) Projeto ÉDIPO: grupo de estudo criado para exercitar a compreensão e o aprofundamento dos procedimentos de análise-ação (Stanislavski) da tragédia Édipo-Rei, de Sófocles.

      O objetivo e desafio desse estudo é exercitar os elementos do Sistema, através do exercício de analisar a tragédia de Sófocles a partir dos procedimentos da análise-ação de Stanislavski. A tragédia já tem suas próprias ferramentas de análise como tão bem as formulou Aristóteles em sua Poética. Mas o que aconteceria se olhássemos para essa obra prima da Grécia Antiga e seus grandes heróis a partir de outro sistema de referencia de análise?

Este aqui não precisaria.