Sobre

ESFERA Teatro Lab

Cópia de Cópia de A NOITE POUCO ANTES DA

A Cia ESFERA Teatro Laboratório é um grupo de pesquisa e criação, cadastrado no CNPq e vinculado ao Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Seu objetivo é criar obras de arte, espetáculos teatrais, que toquem a humanidade do espectador, despertando nele o sentimento, a reflexão e o desejo de beleza e elevação. É um chamado a elevar-se acima do trivial e do frugal para flutuar numa atmosfera ao mesmo tempo concreta e suave, onde o espectador possa alimentar seu espírito a fim de ativar sua percepção para a beleza da vida cotidiana, comezinha e trivial. Os procedimentos metodológicos para a criação teatral são aqueles aprendidos e continuamente estudados, fundamentados nos "Elementos do Sistema Stanislavski", que foi, por sua vez, objeto de constante estudo, pesquisa e aprofundamento por parte do fundador e mestre russo Konstantin Stanislavski. Desejamos nos conectar a seus discípulos, inscrevendo-nos e reivindicando para nós certo alinhamento a esta tradição da pedagogia teatral russa. Não de forma subserviente, mas com a consciência da necessidade de abertura e de crítica ao fazer dela as lentes pelas quais olhamos e abordamos nossa cultura. O método da análise ativa e das ações físicas são procedimentos mais evidenciados que integram o pensamento artístico mais amplo, com seu conjunto de valores que encara o teatro como missão e compromisso a serviço da humanidade. É mais do que uma prática teatral, é um modo de vida. Diante disso, perguntamo-nos: "como se apropriar de um Sistema, com seu pensamento e conjunto de valores, para a formação do homem-mulher-ator-atriz brasileiros? Como lançar mão desse conhecimento para atuar de forma consequente dentro de nossa cultura brasileira, forjada, contraditória, muitas vezes submissa? Partindo do princípio de que a matéria prima nuclear do teatro é o homem e tudo o que diz respeito a ele; suas relações com o mundo, com o Outro e consigo mesmo, a metodologia mais eficaz será aquela que persegue a compreensão desse ser em suas múltiplas camadas e máscaras.

O Sistema Stanislavski, por se pautar nas leis da natureza, propõe um olhar sensível sobre o homem e  a arte do teatro, elevando ambos ao grau máximo de importância nessa existência. Os homens precisam ver a si mesmos nos palcos para aprender sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. Aprende os sentimentos e a se situar na vida. Não que o teatro tenha uma função utilitária, nem que tenha um objetivo didático ,de aplicação; mas, ao mostrar a imagem do tempo e da vida ou ao construir um mundo outro na cena, o teatro duplica a experiência do espectador, elevando-o acima de si mesmo: processo fundamental para se deixar habitar pelo mundo, para ampliar a presença de si e alargar o horizonte interno do Ser.  

Para que isso seja possível, é preciso muito estudo. É preciso investigar e experimentar a partir do estudo, da compreensão e aprofundamento dos elementos do Sistema Stanislavski na cena, sem deixar de investigar também, transversalmente, o campo da filosofia contemporânea, com foco para a figura de Peter Sloterdijk, filósofo que propõe respostas ao "drama esferológico” do homem contemporâneo".

O grupo de pesquisa e companhia teatral funda-se assim como um microcosmo aberto às influências, às contaminações e ao atravessamento de variegadas esferas da realidade contemporânea, estratégia para refletir sobre a problemática do humano e sua relação com o cosmos, com a vida, com o planeta, com  o Outro, e consigo mesmo, tanto inserido num mundo internacionalizado

quanto fechado em questões locais.

Nosso propósito é pensar as formas de construção da subjetividade brasileira a partir da tradição russa do teatro.  Nesse sentido, o ESFERA deseja colaborar com uma  visão de obra teatral comprometida com uma busca do “humano” e do espiritual; além de buscar fortalecer a importância da pesquisa em teatro nas Universidades a partir de sua especificidade e singularidade.

Sejam bem-vindos!